Comunidades paroquiais de Fenais de Vera Cruz preparam centenário da ouvidoria

01-10-2015 00:00

 

Festejos começam no próximo dia 25 de outubro

A Ouvidoria de Fenais de Vera Cruz inicia as comemorações do centenário no dia 25 de outubro, numa Eucaristia, que será celebrada às 15h00 na Igreja de Nossa Senhora da Graça, freguesia de Porto Formoso, presidida pelo Ouvidor, Pe Carlos Simas, informa uma nota enviada ao Sítio Igreja Açores.

Nesse dia será colocada uma tela em cada uma das torres das cinco igrejas paroquiais com o logotipo do cenetnário e uma frase alusiva aos cem anos de vida desta ouvidoira do concelho da Ribeira Grande, na Costa Norte de São Miguel. Em novembro será lançada a medalha comemorativa do centenário, desenhada em acrílico.

As comemorações, que se estendem até ao dia 24 de outubro do próximo ano, estão a ser planeadas mas, para já sabe-se que mensalmente haverá um espectáculo musical em todas as paróquias e em agosto, aproveitando a presença de emigrantes, será lançado o livro “As paróquias da Ouvidoria de Fenais de Vera Cruz”, da autoria de José Bettencourt da Câmara.

A Missa do Centenário, que terá lugar na Igreja dos Santos Reis Magos, Sede da Ouvidoria, freguesia de Fenais da Ajuda, será celebrada no dia 24 de Abril de 2016 pelas 17h00 e será presidida pelo Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga. A Missa de Encerramento do Centenário da Ouvidoria a 24 de Outubro de 2016 será celebrada na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, da Maia pelas 15h00.

O Plano de atividades e de eventos para assinalar esta data festiva vai ser aprovado na próxima sexta feira, durante a reunião do Conselho Pastoral.

Já esta quinta feira, o ouvidor promove uma reunião com os responsáveis dos grupos corais da ouvidoria no Centro Paroquial da Maia pelas 20h30, com o “intuito de planificar em conjunto os pontos principais que marcam o novo Ano Pastoral 2015-2016: Começo do Jubileu a 8 de Dezembro, que terá lugar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, freguesia de Lomba da Maia com Missa, pelas 13h00 e Visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à Ouvidoria de 12 a 15 de Janeiro de 2015, com um programa já alinhavado pela equipa pastoral da ouvidoria”, sublinha a nota.

Refira-se, ainda que a Missa de Encerramento do Centenário da Ouvidoria a 24 de Outubro de 2016 na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo da Maia será precedida do encontro de coros, a 23 de outubro de 2016.

Ainda este ano e, para aasinalar o inicio do novo ano pastoral, será lançado no dia 4 de outubro um opúsculo com a calendarização das atividades pastorais da ouvidoria para 2016 e um conjunto de textos para reflexão , a saber a Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia- Misericordiae Vultus-, reflexões do Bispo de Angra e do Ouvidor.