Mais de um milhar de jovens na Maia para a Jornada da Juventude

05-04-2016 19:23

Mais de um milhar de jovens viveram Domingo a Jornada de  Juventude que transformou a Maia na capital da juventude dos Açores. Representantes das várias Ouvidorias de São Miguel foram chegando à Maia às primeiras horas do dia e todas se foram dirigindo para um ponto de encontro na freguesia entoando cânticos e orações.  
À alegria de estarem todos juntos juntou-se a triste notícia de que o seu líder espiritual, padre Norberto Brum, (que idealizou o dia) tinha sido transportado de urgência às primeiras horas da madrugada para o Hospital do Divino Espírito Santo, onde foi submetido a uma cirurgia à Apendicite que decorreu muito bem de tal forma que deverá ter 'alta hospitalar' ao longo do dia de hoje. 
De manhã realizou-se uma procissão com exposição do Santíssimo pelas principais ruas da Maia até à Escola Básica e Integrada, onde os jovens se concentraram. A cada Ouvidoria de São Miguel foi atribuída uma parábola que os vários grupos de jovens foram interpretando ao longo do dia num palco no pavilhão do estabelecimento de ensino, com vários jovens a dar o seu testemunho de fé, caridade e misericórdia. Interpretações e testemunhos que foram seguidos pelos padres e irmãs e responsáveis do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.
Cerca das 17h00 os jovens seguiram, em procissão, até à Igreja do Espirito Santo da Maia onde se celebrou missa, ponto alto das comemorações do Dia Mundial da Juventude.
A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Carlos Simas, Ouvidor da Ouvidoria de Fenais de Vera Cruz; coadjuvado pelo padre Nelson, da Maia; padre Bruno Espínola, das Sete Cidades e Ginetes; padre Paulo Vieira, do Livramento; e Padre nuno Maiato, de Santa Cruz da Lagoa.
A Eucaristia iniciou-se com Sónia Miranda, um dos elementos da equipa da Pastoral Juvenil a ler uma mensagem do Padre Norberto Brum a dar as boas-vindas aos jovens "à festa com Jesus".
"Olhados e tocados pela misericórdia do nosso Deus, com alegria que nos vem da Ressurreição de Jesus, reunimo-nos em Eucaristia, 'fonte e cume de toda a nossa vida', o epicentro da nossa alegria e, Jesus é, de facto, a nossa alegria, a alegria do nosso ser jovem, do nosso ser Igreja", lê-se na mensagem.
"Estamos no memorial da Páscoa, a actualização e a oferenda sacramental do seu sacrifício, da Sua entrega incondicional à humanidade...a cada um de nós! É a misericórdia em acção", prossegue.
Nma mensagem, o padre Norberto Brum pede aos jovens para "estabelecerem a ponte entre o Céu e a terra - A Eucaristia, esta ligação do divino ao humano e do humano ao divino".
"Viemos com alegria...Estamos com alegria e queremos sair, em verdadeira missão, ainda mais alegres, mais comprometidos, mais cheios da vida nova que Jesus nos oferece"!
"A Ponte está erguida...passemos por ela e com ele entremos num estado novo do nosso ser jovem e cristão, do nosso ser Igreja", refere o padre Norberto Brum antes de lançar um apelo aos jovens: "Nesta Eucaristia, unimo-nos a todos os jovens da nossa Ilha e de toda a nossa Diocese, e unimo-nos também ao nosso novo Bispo, Dom João".
E, "de forma muito especial, unimo-nos de uma forma especial ao Padre Norberto, Director Diocesano da Pastoral juvenil, o nosso amigo, o nosso mentor e fonte de inspiração" que, no domingo, foi submetido à intervenção cirúrgica.
"Que o nosso Bom Jesus e que o Espírito Santo do qual as gentes da Maia são tão devotas lhe concedam rápidas melhoras, para que em breve ela possa estar convosco a fazer a festa com os jovens e com Jesus", desejaram os responsáveis da Pastoral juvenil.
"Tocados pela Misericórdia, queremos, também nós, tocar com misericórdia! Que o Cisto Jovem seja o Jovem Cristo neste encontro de fé e de vida, neste assimilar de corações", conclui-se na mensagem.
Na homilia, o padre Carlos Simas laçou um apelo aos jovens para viverem Jesus na Misericórdia, acreditando mesmo sem verem; e também fez uma referência especial às "melhoras" do padre Norberto Brum.
No final da Eucaristia, João Medeiros, em nome da Pastoral Juvenil, agradeceu "a todos quantos nos ajudaram nesta Jornada da Juventude nesta terra de arte e engenho e que sabe tão bem receber e acolher".
"Obrigado é apenas uma única palavra, mas vem cheia de emoção...", sublinhou João Medeiros.
Agradecimentos para a Paróquia da Maia, para a Escola Básica e Integrada da Maria, para a Fábrica de Chá da Gorreana e para a Casa do Povo da Maia.
Um agradecimento de "forma muito particular e reconhecido" para a junta de Freguesia da Maria, na pessoa do presidente, Jaime Rita, e dos seus "incansáveis" colaboradores Natércia Pacheco e José Francisco e eng. José Rodrigues.
Toda a Eucaristia foi acompanhada com cânticos do Coro da Pastoral Juvenil de São Miguel.
No final da homilia, um grupo de jovens fez uma curta interpretação utilizando os panos de muitas cores das várias bandeiras que os acompanharam nas procissões ao longo da freguesia da Maia.
O responsável por cada uma das Ouvidorias de São Miguel recebeu da Junta de Freguesia da Maia uma pequena bandeira do Espírito Santo e à Junta de Freguesia o Serviço da Pastoral Juvenil ofereceu flores.
No final, havia a convicção do "dever cumprido" por parte da Ouvidoria de Fenais de Vera Cruz que aceitou o desafio de acolher a Jornada da Juventude de 2016. - Diário dos Açores