Ouvidoria aposta em Livro da sua História e de suas Paróquias

07-09-2018 18:16

No ano do centenário da Ouvidoria, o ouvidor dos Fenais da Vera Cruz, Padre Carlos Simas, anunciou o Lançamento de um Livro da História da Ouvidoria e das Paróquias que fazem parte da mesma. "O Processo da escrita foi longo pois é o primeiro volume de história sobre esta zona do concelho da Ribeira Grande", salientou o Ouvidor. "Muito trabalho foi feito e é de elogiar o belo e árduo trabalho do Prof. Dr. José Bettencourt da Câmara, filho desta Ouvidoria, mais própriamente da Lombinha da Maia e neste momento a residente no continente". A pedido oficializado pelo Ouvidor, o Prof. Dr. José Bettencourt da Câmara aceitou o desafio de escrever a extensa história desta centenária ouvidoria. Num livro compilado com cerca de 300 paginas de texto e fotografia o autor do livro transmite os registos de criação da ouvidoria e de cada paróquia assim como factos históricos que fazem a caminhada deste povo da Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz que por fotografias transmitirá a riqueza histórica e patrimonial da mesma ouvidoria.

Padre Carlos Simas agora, como Ouvidor - representante da Igreja Diocesana, na zona oriental da Ilha de São Miguel, agora se associa a várias entidades publico privadas,, como Câmara Municipal da Ribeira Grande, Santa Casa da Miseroicórdia do Divino espírito Santo, o passo que se segue serão as Juntas de Freguesia, Casas do Povo e outras entidades, isto por forma a se poder financiar a publicação do histórico livro que será uma riqueza não só para Ouvidoria, como também, para todo o povo açoriano porque, "a história de um pequeno cantinho deste arquipelago será sempre a história de todo o arquipélogo, pois ninguém tece história sozinho e a história é sempre a pegada existêncial de quem esteve antes de nós e que temos o dever de continuar a preservar", ainda refere o Ouvidor.

O Ouvidor revelou que, recebendo o apoio das várias Instituições que tem entrado em contacto, espera-se que o Livro, no inicio do próximo ano 2019 seja Lançado e esteja disponivel para aquisição de todos aqueles que queiram ter na sua estante a preciosa história desta Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz.