Comemorações do Centenário abrem com Eucaristia

25-10-2015 18:00

No passado domingo, 25 de outubro pelas 15:00, decorreu na igreja de Nossa Senhora da Graça do Porto Formoso a Missa Solene de abertura das comemorações do Centenário da Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz.

Antes do cortejo de entrada foi lido o historial da criação da Ouvidoria a 25 de abril de 1916 por D. Manuel Damasceno da Costa. O Ouvidor de então Rev. Padre Jacinto Raposo de Medeiros, foi nomeado a 26 de abril do mesmo ano. Sendo o primeiro ouvidor da chamada 5.ª Ouvidoria da ilha de São Miguel.
O nome de Fenais da Vera Cruz aparece pela primeira vez, a referir-se à Ouvidoria, na Carta de Visita à ilha de São Miguel no ano de 1917.
Perante uma assembleia composta por paroquianos das várias comunidades que compõem a Ouvidoria, o Ouvidor, Pe. Carlos Simas, demostrou a alegria do momento em que a Igreja está a viver naquela zona da Ilha de São Miguel. Realçou que «a história de um povo é escrita porque o homem existe».
No inicio da sua homilia o sacerdote salientou que «fomos gerados junto à Cruz de Cristo no Calvário. Por isso a nosso identificação primeira ser a Cruz». Pe. Carlos Simas referiu ainda a importância de, no decorrer do ano, as paróquias estarem abertas à partilha e à convivência fraterna. «Que este ano das comemorações do Centenário desta Ouvidoria seja aproveitado para uma partilha de experiências, sentimentos fraternos e presença física de todas as comunidades com centralidade no Amor que nos é transmitido  pela Cruz de Cristo, porque só assim tomaremos consciência de que somos um povo»... Referiu ainda o sacerdote a importância da Cruz como símbolo da Ouvidoria , «a Cruz faz parte integrante da vida de cada cristão assim também o é na nossa Ouvidoria. O logotipo de centenário foi elaborado a pensar que cada uma das nossas comunidades está inserida na Cruz de Cristo, não na dor, mas sobretudo na alegria que radica no rosto misericordioso de Jesus Cristo porque o Filho reflete o Rosto do Pai». Deste modo Pe. Carlos Simas deu a conhecer o significado da Cruz criada como logotipo do centenário... «uma cruz com oito triângulos, todos eles diferentes, porque cada paróquia e curato tem a sua particularidade, mas unidos pela mesma Fé em Cristo».
Em conclusão da sua homilia o Ouvidor deu a conhecer, por alto, o programa preparado para as comemorações do Centenário. O mesmo foi distribuído no final da Eucaristia e será distribuído em todas as comunidades da Ouvidoria assim como também estará disponível no site da Ouvidoria em www.ouvidoriafvc.webnode.pt