Ano Pastoral 2016-2017: Conselho Pastoral da Ouvidoria estabelece prioridades

06-07-2016 10:16

O Conselho Pastoral da Ouvidoria reuniu-se hoje no Centro Social e Paroquial da Maia com a seguinte agenda de trabalhos:

1. Avaliação do Ano Pastoral nas Paróquias;

2. Avaliação do Centenáro da Ouvidoria;

3. Prioridades para o Ano Pastoral 2016-2017;

4. Outros Assuntos.

Na avaliação efetuada pelos conselheiros notou-se ainda algumas preocupações a trabalhar no campo da Liturgia, Catequese e Familia.

No que respeita às celebrações do centenário que terão o seu termo no dia 24 de Outubro com Celebração da Eucaristia e com o Lançamento do Livro sobre a história da Ouvidoria e suas paróquias da autoria do Dr. José Bettencourt da Câmara, natural da Lombinha da Maia e residente em Lisboa, os conselhieros apontaram como pontos altos das comemorações a visira da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, o Encontro de Coros que com certeza será para continuar a realizar-se na Ouvidoriae a Clebração Eucaristica presidida por D. João Lavrador, Bispo da nossa Diocese de Angra e Ilhas dos Açores. Neste ponto também se realçou a boa organização do programa que abrangeu todas as comunidades tendo da uma a oportunidade de receber um evento em ano de centenário.

Foi lido o Comunicado Final da 11.ª Sessão Plenária do Conselho Pastoral Diocesano que decorreu no passado mês de junho Centro Pastoral Pio XII em Ponta Delgada.

De seguida o conselho decidiu que as prioridades a ter em conta no próximo ano pastoral são as seguintes:

a) Pastoral Social em cooperação com a Santa Casa da Misericórdia, Casa do Povo, IPSS existentes na Ouvidoria com relevo para a valência do Cais do Remar;

b) Pastoral Familiar que se encontra em implementação na Ouvidoria e atendendo que a mesma tem uma ligação com a Pastoral Social.

c) Pastoral da Evangelização (catequese) apostando cada vez mais na motivação e responsabilidade dos catequistas assim como na motivação das crianças e jovens a quererm fazer uma caminhada de fé.

d) Formações – Biblicas, Liturgicas, Catequéticas, entre outras formações para leigos.

Em setembro o Conselho irá reunir-se para dilinear em conjunto as tarefas e implementar na Ouvidoria durante o próximo ano pastoral 2016-2017.