Conselho Pastoral Ouvidoria apresenta Plano Pastoral
Reuniu-se hoje na Maia o Conselho Pastoral da Ouvidoria que programou o novo Ano Pastoral com base nas linhas orientadores da diocese de Angra.
1. A ouvidoria iniciará o seu plano pastoral com o encerramento das celebrações do centenário da Ouvidoria que decorrerá no próximo dia 23 de outubro pelas 16:00 na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo da Maia;
2. Piedade Popular irá ter destaque nas comemorações do jubileu do centenário das aparições em Fátima atendendo que Maria continua a envolver muitos fiéis das comunidades. Uma imagem de Nossa Ssnhora de Nossa Senhora de Fátima de pertença da Igreja dos Fenais da Ajuda, igreja sede da ouvidoria, irá percorrer todas as paróquias e curatos da ouvidoria desde o mês de dezembro até Agosto do próximo ano. A imagem ficará em cada igreja da ouvidoria durante um mês. Entrando e saindo da paróquia no dia 13 de cada mês.
Ainda dentro da piedade popular haverá sessões de esclarecimento sobre o tema da piedade popular com o objectivo de esclarecer, orientar e amadurecer a vivência da mesma piedade por forma a evitar os desvios na celebração comunitária e individual
3. Haverá interação, no que respeita ao programa, com a Santa Casa da Misericórdia da Maia, articulando o plano de atividades da mesma instituição com a ouvidoria de modo se fazer um caminho de conjunto é amadurecimento em conjunto. Agendado está uma missa de natal na Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia seguindo-se de convívio é cantata de Natal (uma das propostas que será apresentada à direção da mesma instituição)
4. Um trabalho de continuidade com o núcleo da caritas e com os vicentinos da ouvidoria contribuirá para o apoio pontual e encaminhamento das famílias carenciadas e desestruturadas por forma a garantir a dignidade humana e orientação dos recursos das mesmas famílias por forma a combater a pobreza e a exceção,usado social
5. O aniversário da ouvidoria será uma marca a permanecer na vivência das comunidades da ouvidoria atendendo que o trabalho de identidade de ouvidoria foi uma boa iniciativa a continuar. Pelo que no dia 22 de abril decorrerá o III encontro de coros da ouvidoria e a 23 haverá celebração eucarística de modo a vivenciar a unidade eclesial da ouvidoria. Este ano será a paróquia da Lomba da Maia a anfitriã na recepção do aniversário da ouvidoria atendendo que está a comemorar os 140 anos da inauguração da sua igreja e os 150 do início da sua construção.
6. Com a restituição dos feriados religiosos a ouvidoria procederá à realização da procissão do Corpo de Deus que já acontecia e que agora regressa tendo lugar na paróquia dos Fenais da Ajuda.
Para além destas atividades a que o conselho se compromete ao longo do ano poderão advir mais algumas ainda a confirmar e a pensar na sua elaboração na prática pastoral.
"Contudo não nos devemos esquecer que cada paróquia tem o seu próprio plano pastoral que já foi preparado nos respectivos conselhos pastorais paroquiais em conjunto com os párocos.", admitiu o ouvidor Padre Carlos Simas. "O nosso objectivo não é encher com atividades mas realizar uma pastoral com qualidade cujo intuito é despertar a atenção dos fiéis por forma à participação, celebração e vivência da fé", acrescentou.