Discurso do Ouvidor na apresentação do Hino do Centenário

10-04-2016 16:17

O hino é uma composição musical que poderá ser de espírito  religioso para louvor e adoração tipicamente endereçado a Deus.

Neste seguimento, apresenta-se hoje, um novo hino que espelha a fé de um povo que acredita que, para além da Cruz, sinal de sofrimento, está a presença da existência e força de Deus. É o Hino da Ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz. É o nosso hino. A sua finalidade não é a de ficar guardado, mas para se cantar e embelezar as nossas celebrações liturgicas. Enriquecer a nossa fé. Tornar-nos cristãos unidos, simbolo de uma cruz que se estende e acolhe uma sociedade sofrida onde brota nas leis e condições sem valores essenciais à vida e dignidade de cada homem, mulher, jovem e criança.

Contudo, a intensão desta nova composição, onde a letra se confunde com o preenchimento de cada nota, é a de rejubilarmos de alegria tomando a consciência daquilo que somos perante Deus. O Seu Povo! Os Seus filhos! 

Deus faz-se enaltercer atraves das obras de arte: na pintura; na escultura; mas também, e com grande peso, na arte da música de onde brotam os mais belos e nobres sentimentos. Onde a criatura louva o seu Criador, tomando consciência da sua finitude numa condição mortal, mas também, que reflete e toma consciência da sua perpetuidade na vida eterna.

No entanto, a composição deste novo hino é precisamente para nos deixar envolver pela beleza da musicalidade que o compõe e, a de deixarmos invadir os nossos corações pela sua mensagem fudamentalmente Bíblica.

Portanto este hino foi inspirado no tríplice pilar que, São Paulo utiliza, quando escreve o hino da caridade à comunidade de corintios que podemos encontrar na passagem Bíblica de 1ª Cor 13. Este novo hino, que hoje se inaugura e se apresenta, transmite a fé, a esperança e a caridade.

A fé firme e inabalável em Jesus de um povo que espera a oferta da vida eterna como dádiva e caridade divina que se revela em cada um de nós o grandioso poder de Deus.

Não posso deixar de agradecer a disponibilidade e espirito genereso do Professor Odilardo Rodrigues, que se prontificou, desde o primeiro momento, embarcar neste projeto de grande simbolismo para a nossa Ouvidoria no ano do seu centenário.

Finalmente peço-vos que não vos esqueceis de que nestas “ilhas de bruma” emerge do mar a Verdadeira Cruz onde Cristo atrai para Ele cada um de nós.