Padre Carlos Simas é reconduzido Ouvidor
Após eleição do clero da ouvidoria, o Bispo da Diocese, D. João Lavrador, reconduziu o Padre Carlos Simas Ouvidor dos Fenais da Vera Cruz por um período de cinco anos.
O Padre Carlos Simas chegou à Ouvidoria no ano de 2012 mais própriamente às paroquias de Lomba da Maia e São Brás também aglomerando o Curato da Ribeira Funda que passou da jurisdição do pároco do Fenais da Ajuda a partir de 2013.
Com a saída do Padre Jorge Ferreira, anterior Ouvidor, para Roma em 2013, o padre Carlos Simas foi nomeado Ouvidor por D. António de Sousa Braga, sendo o Ouvidor mais jovem nomeado em tempo de exercicio sacerdotal.
Desde a sua nomeação, em 2013, que tem vindo a criar uma consciência de unidade pastoral com todas as paróquias por forma a garantir várias atividades conjuntas e atividades, que já existem, entre as diversas paróquias da Ouvidoria.
A preparação e celebração do centenário da Ouvidoria foi uma aposta para garantir o sucesso da criação da mentalidade da Ouvidoria que, em 2013, recebeu duas paróquias que antes pertenciam à Ouvidoria da Ribeira Grande: São Brás e Porto Formoso cedendo para a Ouvidoria do Nordeste as Paroquias da Salga, Achada e Achadinha.
Após receber a sua nomeação o Padre Carlos Simas confidenciou que “há ainda muito a fazer nos vários sectores da pastoral.
Não nos podemos desviar e descentralizar das orientações diocesanas para o próximo triénio: Pastotal Social – Pastotal Juvenil – Pastoral Familiar. Este ano teremos de reforçar em todas as paróquias, com criação de grupos sociais, com base no voluntariado, por forma a garantirmos a proximidade, a confiança e o devido apoio socio-caritativo a todos os que precisam. Não descuidar de um aprofundamento vivencial no que toca à piedade popular, fortíssima nas nossas comunidades tendo em conta que a devoção mariana e ao Espírito Santo são dois pontos a trabalharmos por forma a garantirmos uma vivencia profunda e real do que se celebra seguindo a mentalidade evangélica apresentada por Jesus Cristo. Também é de realçar a importância da chegada do Padre Rúben Sousa à Ouvidoria que veio colmatar uma lacuna que existia e que agora acho que nos sentimos equipa completa para colocarmos mãos à obra. O ano pastoral anterior foi muito cansativo e desgastante para o clero da ouvidora e para as paróquias atendendo a falta de um padre residente. Mesmo assim temo muito a agradecer a disponibilidade dos Padres do Sagrado Coração de Jesus que auxiliaram a ouvidora neste tempo de “lacuna” paroquial.
O Padre Carlos Simas acrescentou que “esta nomeação é um ato de confiança que a equipa do clero da Ouvidoria me confiou assim como confiou D. João ao autenticar a mesma eleição nomeado-me Ouvidor dos Fenais da Vera Cruz”.
A tomada de posse dos ouvidores está agendada para o dia 22 de Outubro pelas 17h00 na Matriz de Ponta Delgada numa Missa presidida pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador.