Igreja de São Brás - Abre ao culto mais fresca e bonita
Durante os ultimos oito meses a igreja paroquial de São Brás esteve fechada ao culto atendendo que estiveram a decorrer obras beneficiação e recuperação da mesma. As obras envolveram beneficiação e restauro de Altares, ectectricidade, pinturas e melhorias de algumas zonas da igreja.
A igreja de São Brás não era intervencionada desde os anos sessenta (aproximadamente 50 anos). De salientar que a mesma igreja fez no ano passado, 2016, 130 anos da sua construção.
No dia 9 de julho procedeu-se então à inauguração da dita igreja pelas 16h30 com a presença do Bispo da Diocesde de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador.
A inauguração consistiu num primeiro momento de descerramento de uma placa com a presença das autoridades civis e comunidade. De seguida foi celebrada a Eucaristia com a administração dis Sacramento do Crima a 17 jovens e participada por uma grande participação de fiéis.
Naquela Missa o Prelado salientou a importância de cada comunidade se rever como pedras vivas que fazem parte da edificação da própria igreja comprometendo-se, cada vez mais, com a Palavra escutada, celebrada e vivida.
D. João Lavrador enalteceu o trabalho realizado pelo Padre Carlos Simas, Pároco de São Brás desde 2012 e que tem vindo a dinamizar não somente a paróquia como a ouvidoria. O Bispo elogiou também o trabalho realizado pelo Conselho dos Assuntos Económicos da Paróquia, denominado como Comissão Fabriqueira pelo esforço e empenho demonstrado, assim como, pelo zelo do património paroquial.
Por último D. João agradeceu o empenho e o compromisso da comunidade, emigrantes, benfeitores e instituições publicas nas obras decorridas e vincou que, cada vez mais, a igreja vive da generosidade das comunidades, que assumem uma vida autentica ao serviço da Palavra de Deus, sendo elas próprias a Palavra Viva em nós.
As obras contaram com o apoio do Governo Regional dos Açores, Câmara Municipal da Ribeira Grande, Emigrantes, Benfeitores e paroquianos.