PARÓQUIA DOS SANTOS REIS MAGOS - FENAIS DA AJUDA
A igreja de Fenais da Ajuda já existia no tempo de Gaspar Fructuoso, que escrevia:: “Tem o lugar destes Fenais uma freguesia dos Reis Magos: paróquia, em que havia muitos e nobres fregueses”.
O primeiro vigário desta freguesia chamava-se Bernardo Froes. Até 1508, a verba destinada à construção desta igreja era relativamente pequena, pelo que, por alvará de 24 de Setembro daquele ano, foi aumentada.
Nos princípios do século XVII a freguesia aumentou de população, porque em 13 de Janeiro de 1614 a côngrua do vigário era bastante aumentada, ao passo que em 10 de Novembro de 1665 a referida verba para a fábrica também foi aumentada.
No ano de 1730, o vigário da freguesia, padre Joaquim de Sousa Cabral, tinha de ordenado seis moios e meio de uma quantia de dinheiro. Segundo se depreende das despesas feitas pela Fazenda Real, esta igreja foi concertada na primeira metade do século XVIII, e a torre construída no ano de 1732. José Tavares igualmente informa que o templo foi restaurado por volta de 1731.
Já no século XX, no dia 25 de Abril de 1916, a paróquia é elevada a sede de ouvidoria.